Seguidores

terça-feira, 4 de dezembro de 2012


DUAS SITUAÇÕES DE OPERAÇÃO MATEMATICA NO COTIDIANO

Matemática no mercado: Ao pagar a soma total das compras.

Matemática no banco: Pagar contas; receber salário; descontos na conta bancária;

 

ATIVIDADE PROPOSTA


SITUAÇÕES PROBLEMA

1-     Carlos foi ao mercado e comprou 2 pacotes de feijão no valor de R$4,50 cada um, e 6 caixas de leite no valor de R$1,62 cada. Quanto Carlos gastou no mercado?


2-     Maikon tinha R$800,00 na poupança, precisou retirar R$200,00 para pagar uma conta, duas semanas depois Maikon colocou na poupança o valor de R$ 500,00. Quanto Maikon tem na poupança?

  

Situação problema no dia a dia.

Esta atividade foi escolhida para se aplicar aos alunos do 5ª ano, em uma escola rural no município de Pirassununga. A atividade apresenta algumas situações problema do cotidiano dos alunos.
Primeiramente começamos conversando com os alunos sobre as operações matemáticas e as crianças deram exemplos de situações em que já haviam vivido e presenciado que existia a matemática e suas operações envolvidos no meio, eles começaram a se empolgar e começaram a falar sobre tudo o que eles faziam e que poderia ter a matemática envolvida, esse fato foi muito interessante e prazeroso pois tornou a aula mais divertida.
            Havia apenas quatro alunos na sala, os demais estavam fazendo prova de recuperação e não deixaram eles participar dessa vez, porem a aula seguiu animada, um deles resolveu as situações com muita facilidade e tranqüilidade, os outro três precisaram de auxilio para fazer a interpretação e resolução do problema, contudo todos os alunos chegaram ao resultado final correto.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário