DUAS SITUAÇÕES DE OPERAÇÃO MATEMATICA NO COTIDIANO
Matemática no mercado: Ao pagar a
soma total das compras.
Matemática no banco: Pagar
contas; receber salário; descontos na conta bancária;
ATIVIDADE PROPOSTA
SITUAÇÕES
PROBLEMA
1-
Carlos foi
ao mercado e comprou 2 pacotes de feijão no valor de R$4,50 cada um, e 6 caixas
de leite no valor de R$1,62 cada. Quanto Carlos gastou no mercado?
2-
Maikon tinha
R$800,00 na poupança, precisou retirar R$200,00 para pagar uma conta, duas
semanas depois Maikon colocou na poupança o valor de R$ 500,00. Quanto Maikon
tem na poupança?
Situação
problema no dia a dia.
Esta atividade foi escolhida para se
aplicar aos alunos do 5ª ano, em uma escola rural no município de Pirassununga.
A atividade apresenta algumas situações problema do cotidiano dos alunos.
Primeiramente começamos conversando com
os alunos sobre as operações matemáticas e as crianças deram exemplos de
situações em que já haviam vivido e presenciado que existia a matemática e suas
operações envolvidos no meio, eles começaram a se empolgar e começaram a falar
sobre tudo o que eles faziam e que poderia ter a matemática envolvida, esse
fato foi muito interessante e prazeroso pois tornou a aula mais divertida.
Havia
apenas quatro alunos na sala, os demais estavam fazendo prova de recuperação e
não deixaram eles participar dessa vez, porem a aula seguiu animada, um deles
resolveu as situações com muita facilidade e tranqüilidade, os outro três
precisaram de auxilio para fazer a interpretação e resolução do problema,
contudo todos os alunos chegaram ao resultado final correto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário